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Você assume a responsabilidade pelo cuidado com sua saúde?

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No passado a saúde física era atribuída a uma questão de sorte. Quem era saudável tinha sorte. Quem vivia doente era azarado. Ao longo dos anos, várias pesquisas tem mostrado que não é bem assim. Hoje já chegamos a conclusão da importância em compreender as opções saudáveis de estilo de vida.

Fatores como alimentação saudável e balanceada, atividade física regular, qualidade de sono, além de relaxar adequadamente, não fumar, evitar álcool e não usar drogas são determinantes para a sua saúde. Cada ação gera uma reação. A forma como você nutre sua saúde física e emocional fará toda a diferença nas respostas que as mesmas te darão daqui a alguns anos.

Mais recentemente, acrescentaram à lista de hábitos de estilo saudável o controle do estresse e relacionamentos sociais de apoio.

Embora também exista um elemento de “sorte” envolvido em nossa saúde física (infelizmente não podemos controlar nossos genes), as opções de estilo de vida podem fazer uma imensa diferença para ficarmos bem, física e psicologicamente, além de influenciar no tempo de vida. Porém, embora a maioria das pessoas saiba o que faz mal e bem à saúde, é impressionante o número de pessoas com problemas, fazendo tudo que não deveria.

Saber o que fazer não é o problema. A lacuna entre saber e fazer é a questão mal resolvida, sendo o elo fraco na maior parte das nossas vidas. Traçar objetivo, metas, transformar as intenções em atitudes, ação e chegar à resolução em resultados efetivos. Aí está o grande desafio!

Ter ou não a disciplina de cuidar de sua saúde depende, em grande parte, da disposição a tolerar frustração. Baixa tolerância à frustração sabota o desejo de permanecermos motivados e alcançarmos nossas metas porque buscamos imediata satisfação à custa de nossos melhores interesses a longo prazo.

Motivar a pessoa a abandonar os comportamentos auto derrotistas como fumar, comer em excesso, não comer, beber em excesso, treinar em excesso, exige que ela faça da saúde física uma prioridade máxima. Além disso, você precisa estabelecer metas claras, traçar planos de ação e preparar-se para lidar com os obstáculos que podem surgir ao longo do caminho.

#PENSENISSO

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Káthia Regina

Káthia Regina é pós graduada em Psicoterapia Breve, Cognitiva Comportamental e Psicossomática. Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Neurociência e Especialista em EMDR (Traumas). Possui trabalhos desenvolvidos em ambulatório FMUSP e FMABC. Adora a profissão, dá ênfase ao bem-estar, satisfação e qualidade de vida. Seu objetivo é complementar e ampliar o potencial humano em sua concepção de ser, mente e corpo. Email: kathia4fitclub@gmail.com Instagram: @kathia4fitclub

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