soja

Em um pequeno grão

Proteína da Soja

Uma ótima opção encontrada no mercado dos suplementos para vegetarianos ou para quem tem algum problema relacionado ao leite ou lactose é a proteína da soja. Essa proteína é considerada de baixa caloria, baixa gordura e fornece vários outros nutrientes, fitoquímicos e fibras.

A proteína da soja pode ser dividida em três categorias: farinha, concentrada e isolada.
Farinha: é dividida entre sua parte natural e a parte oleosa. (50% de proteína);
Concentrada: não contém carboidratos solúveis como a farinha, o que a torna mais palatável e digestível. Por isso, é usada pela indústria para produção de iogurtes, cereais e barras. (70% de proteína)
Isoladas: Contém a maior concentração de proteínas. É consumida com mais facilidade em shakes, versão vendida nas lojas de suplementos. (90% de proteína)

A proteína de soja é semelhante ao Whey Protein?
Apesar de possuir um valor biológico um pouco inferior, a digestibilidade proteica e a utilização dos aminoácidos é igual.

Quais são os principais aminoácidos essenciais encontrados nesta proteína?
Os principais encontrados são: Histidina, Isoleucina, Tirosina, Lisina e Leucina.

Quais são os benefícios nutricionais?
Os benefícios estão associados a componentes ativos psicológicos que fazem parte da composição da soja, como inibidores da protease (quebra da proteína), fitoesteróis(esteróis naturalmente presentes nas plantas), saponinas e isoflavonas. Esses componentes tem mostrado efeito na diminuição dos níveis de lipídeos, oxidação do colesterol bom e também normalização da pressão sanguínea. Estudo tem mostrado também atuação na redução de alguns tipos de câncer, problemas cardíacos e os sintomas da menopausa em mulheres.

Mitos da proteína de soja:
Um dos maiores mitos desse tipo de proteína é o consumo por homens. Por possuir fito estrógenos, que possuem estrutura química similar ao estrogênio, hormônio feminino, os homens “acham” que pode interferir nos níveis de testosterona. Porém, estudos demonstram que não ocorre nenhum tipo de interferência, podendo ser utilizado normalmente.

Valores Nutricionais:
1 Medidor da proteína da soja isolada (30g) fornece em média:
120 Calorias, 2g de Carboidratos e 25g de proteína.

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

4 comentários em “Em um pequeno grão”

  1. I am about to do not delay – save this informative article for my sis for any study work for class. It is a nice-looking website by the way. Where will you discover the theme due to this website?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>