autoestima

Tudo sobre autoestima

Como está sua autoestima?
O que é isso? Como me afeta? Como melhorá-la?

Autoestima é o que você sente a respeito de si mesmo, em relação a sua aparência física, habilidades, realizações pessoais, profissionais, vida afetiva, etc. A imagem corporal é a representação de como você se imagina. Ela tem uma função importante na sua consciência. Se sua percepção do corpo é positiva, a autoimagem será positiva, e se há satisfação com a imagem do seu corpo, a autoestima será bem melhor. Sua autoestima afeta a forma como você elege suas metas; aceita a si mesmo e a sua imagem; valoriza o outro e projeta suas expectativas. O conteúdo das percepções de autoestima e autoimagem é tudo aquilo que você reconhece como fazendo parte de si mesmo.


A parte que expressa sentimentos ou atitudes de aprovação ou de repulsa de si mesmo, até de considerar-se capaz, bem sucedido e valioso é a sua autoestima. A principal função dela é de manter você em equilíbrio, serenidade e felicidade, ou seja, uma boa interação do seu mundo interno com o meio ambiente. A autoestima é a base para você:

– aceitar a si mesmo do jeito que você é;
– controlar suas emoções;
– negociar com os outros;
– encarar os conflitos;
– aceitar a realidade;
– afirmar-se diante dos outros;
– ter confiança em si mesmo.

Perceba a importância da autoestima, ela reflete em tudo em sua vida.


A autoestima é construída em contato com os outros. Começa com os pais e depois vai se ampliando no contexto social. Todo o seu convívio de uma maneira ou de outra influência a percepção que você tem de si mesmo. Ao contrário do que se pensa, não é só de elogio que é constituída a boa autoestima. O autocontrole e a disciplina são essenciais. O que atrapalha a construção da autoestima é:

– Superproteção dos pais, avós, irmãos mais velhos, entre outros;
– Palavras que magoam;
– Excesso de liberdade;
– Críticas constantes;
– Desânimo, preguiça e desistência diante das dificuldades;
– Expectativas altas ou baixas demais;
– Disciplina inconstante;
– Agressões físicas;
– Fracasso escolar.

E o que você fez com as experiências que te marcaram negativamente afetando a construção da sua autoestima?  Você conseguiu usar isso para aprender algo, aumentar a sua compreensão com os outros, perdoar os outros? O que pretende fazer com tudo isso?


A autoestima é construída pela sua percepção e interpretação, como abaixo:
A partir de um Acontecimento presente > você cria uma Percepção e Interpretação desse acontecimento > que gera Sentimentos relativos ao conhecimento (eles estão muito mais ligados à sua interpretação do que do acontecimento propriamente dito!) > que desencadeia Comportamento, ações (eles são, em parte, uma resposta aos sentimentos!).

Você pode melhorar sua autoestima, já que ela é construída a cada momento. Mas como? Treinando diariamente. Proponha-se a cada dia encontrar algo de positivo que você tem ou faz. A cada crítica que fizer, faça dois elogios. Às vezes a busca fica direcionada para grandes atitudes e as pequenas, mesmo que  bem feitas, ficam esquecidas, desvalorizadas. Isso precisa ser mudado. Dentro de você há vários atributos positivos, bons, bonitos. Encontre-os e valorize-os. Mude o foco, tire a atenção do que não gosta e desfrute plenamente do que tem de  positivo e te faz bem. Reconheça quando fizer algo legal. Ao manter essa pequena atitude perceberá as mudanças. Cultive pensamentos positivos. Aprenda a dizer não. Respeite e coloque limites. Aprenda com os seus erros. Crie projetos para o futuro. Cultive boas amizades. Faça planos e sonhe. Aproveite e use as críticas a seu favor, não as tome como verdade absoluta a seu respeito.


A autoestima abre a possibilidade de você sentir satisfação enorme por estar vivo e ser quem você é. Na medida em que você tem confiança em sua capacidade de aprender e compreender, sua tendência é perseverar quando se deparar com desafios difíceis ou complexos. Quanto maior a sua autoestima, melhor será o relacionamento com os outros. Haverá mais respeito, bondade, boa vontade e justiça, pois o outro não será mais uma ameaça. Faça as pazes com você. Autoaceitação é essencial, no sentido de reconhecer o que existe, e se não gostar, mude. Pense em qual marca você quer deixar: Quem é você? O que representa para os outros? Qual legado ficará no mundo quando você for embora? Pense nisso!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Káthia Regina

Káthia Regina é pós graduada em Psicoterapia Breve, Cognitiva Comportamental e Psicossomática. Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Neurociência e Especialista em EMDR (Traumas). Possui trabalhos desenvolvidos em ambulatório FMUSP e FMABC. Adora a profissão, dá ênfase ao bem-estar, satisfação e qualidade de vida. Seu objetivo é complementar e ampliar o potencial humano em sua concepção de ser, mente e corpo. Email: kathia4fitclub@gmail.com Instagram: @kathia4fitclub

3 comentários em “Tudo sobre autoestima”

  1. Parabéns a galera da 4FitClub, o blog está lindo e os temas abordados de ótima qualidade… Particularmente o meu mais novo tema preferido é o da Psicologia, nunca parei para pensar na ligação que isso teria no universo da musculação e estou adorando!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>