image7

Recuperação pós treino

Esse é um tema interessante e muito importante para os praticantes de atividade física e amantes da musculação. O ápice da performance está diretamente relacionado à recuperação.
As fibras musculares se recompõem no descanso e é durante o sono que o hormônio do crescimento é secretado em seu organismo. Existem algumas estratégias para aliviar o que chamamos de dor muscular tardia:

Descanso ativo
Realizar alguma atividade aeróbia de baixa intensidade com o objetivo de aumentar o batimento cardíaco e, consequentemente, o fluxo sanguíneo corporal. Se você gosta de treinar constantemente ficar parado não é uma boa estratégia.

Crio imersão (imersão em água gelada)
Este é um método muito utilizado pelos atletas que fazem atividades anaeróbias de alta intensidade como, por exemplo, nadadores, ciclistas e triatletas. O objetivo é somente desinflamar a musculatura para que possa auxiliar no processo de recuperação para uma nova atividade.

Alongamentos
Este é um dos métodos que mais gera controvérsias pela forma que deve ser executado. O que utilizamos muito é um alongamento de forma leve, estático e de uma maneira que cause um leve desconforto. Lembrem-se de que a musculatura já está sob estresse e não é interessante dar outro forte estímulo a ela.

Massagem
O preferido de muita gente. Mas nem sempre temos um massagista à disposição. A massagem causa relaxamento e pode ajudar a combater a inflamação que ocorre no pós-treino.

Liberação miofascial
Mio refere-se ao musculo e fáscia é o revestimento de tecido conjuntivo, nervos cutâneos, vasos sanguíneos e gordura que cobre os músculos. Liberação miofascial é uma técnica especializada de alongamento utilizada por fisioterapeutas. O objetivo é liberar os pontos musculares dolorosos que chamamos de pontos gatilhos ou, na linguagem popular, “nó” no corpo. Eles atrapalham na flexibilidade, mobilidade e podem até causar alterações posturais. É de muita praticidade, pois o rolo é pequeno e fácil de ser transportado.

Essas foram minhas dicas para uma aceleração do processo de recuperação pós-treino. Evite o uso de medicamentos nessa fase. Busque conhecer os limites do seu corpo e progrida com qualidade e critérios em seu treino.

Grande abraço a todos!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

Um comentário em “Recuperação pós treino”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>