Protocolo Tabata

Você já ouviu falar?

Ainda na linha do treinamento de alta intensidade, hoje falarei um pouco sobre um método que vem sendo utilizado por muitos, inclusive dentro das academias, parques e locais de treinamento funcional. Muitos pensam que é o nome de uma mulher, mas, na verdade, é o sobrenome de um fisiologista japonês chamado Izumi Tabata.

O protocolo consiste em realizar 8 sessões de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries na MAIOR INTENSIDADE POSSÍVEL. Pode ser realizado com qualquer atividade ou exercício desde que o indivíduo tenha uma boa técnica para poder executá-lo sem perder padrão de movimento e causar alguma lesão. Este protocolo é um protocolo HIIT, como já escrevi aqui no blog. Portanto, é bem desafiador.

O estudo de Tabata seguiu um programa de seis semanas onde foram avaliados dois grupos. Um deles fez o protocolo criado por ele. Outro grupo fez uma atividade contínua e moderada por 60 minutos. Tabata comprovou que uma atividade intensa de 4 minutos teve um ganho no condicionamento aeróbico e anaeróbico, enquanto uma atividade em ritmo moderado teve melhora somente na capacidade aeróbica dos indivíduos.

Num mundo onde ter tempo para atividade física muitas vezes é escasso, este é um protocolo que dura apenas 4 minutos (isso se você finalizar o protocolo). Portanto, é uma boa sugestão para você que diz não ter tempo para fazer atividade. Mas vale o conselho de sempre. Consulte um especialista.

Movimento é vida! Mexa-se!

Grande abraço

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