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Proteína de lenta absorção, você conhece?

Caseína

O que é caseína?
É a maior porcentagem encontrada no leite, cerca de 70 a 80%, responsável pela cor esbranquiçada do leite. Além de ser uma ótima opção de fonte proteica, a caseína apresenta minerais como o fósforo e o cálcio.

 

Qual o benefício do uso?
O atraente da caseína é que no estômago ocorre a formação de um gel ou um “coágulo”. Por este fato, o “coágulo” promove uma digestão mais lenta. Consequentemente, a liberação de aminoácidos na corrente sanguínea também é mais lenta, fornecendo uma melhor retenção e utilização pelo corpo por períodos mais longos.

Qual é a indicação de uso?
A caseína é indicada para períodos em que a ingestão de proteína é prejudicada, onde passamos longos períodos sem se alimentar, ou seja, no período noturno, antes de dormir, pois assim sua absorção é realizada durante o sono.

 

Devo ou não utiliza-lá? E quanto?
Isso quem irá dizer é o seu nutricionista. Ele determinará se há ou não a necessidade e a quantidade diária. Qualquer suplemente só traz benefícios se usado de forma correta, no momento correto.

 

Curiosidade:
Segundo estudos, a caseína estimula 31% da síntese proteica. Porém, a concentração de leucina, principal aminoácido essencial para a síntese proteica, é encontrada em altas concentrações até 7 horas após o consumo da caseína.

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Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

7 comentários em “Proteína de lenta absorção, você conhece?”

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