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Posso perder gordura com a musculação?

As duas principais fontes de energia durante o trabalho muscular são as gorduras, encontradas em forma de triglicerídeos no organismo, e o carboidrato, encontrado como glicose ou glicogênio.

Durante a vida armazenamos grandes quantidades de gordura na forma de triglicerídeos, tanto no tecido adiposo, gordura aparente, como nos músculos, como triglicerídeo intramuscular. Quando comparados com a queima de carboidratos, as gorduras são mobilizadas e oxigenadas mais lentamente durante o exercício.

Quando olhamos para a dieta, a cada grama (g) de gordura /lipídeos, ingerida geramos 9kcal.

Com a pratica de atividade física resistida, musculação, não temos a queima direta de gordura, porém conquistamos o aumento do número e tamanho das mitocôndrias musculares, que aumentam o metabolismo aeróbio, aumentando a queima de gorduras e carboidratos.  Mas o que isso quer dizer?

Quanto maior for nossa maturidade nos treinos, tempo de experiência,  menor é a nossa fadiga muscular, ou seja, menor é a utilização do carboidrato armazenado no músculo (glicogênio muscular) como fonte primária de energia. Essa redução vem acompanhada por um aumento da utilização da gordura muscular (triglicerídeos musculares) como fonte de energia, ocorrendo assim a oxidação dos triglicerídeos, e assim iniciamos a queima da gordura geral do organismo.

Então, ao relacionarmos a musculação com a queima de gordura, conseguimos concluir que quanto mais músculos, maior é a queima desta gordura, tanto muscular como visceral, chegando ao resultado buscado.

 

Ah, um lembrete para as mulheres que tem medo de fazer musculação com a mesma frase de sempre “não quero ficar forte”: quando eliminamos gordura sem firmar a massa muscular ficamos flácidas, a pele fica com aparência de velha, então precisamos de algo substituindo o lugar da gordura que está indo embora. E nada melhor do que músculos para deixar  pernas, braços, bumbum durinhos e no lugar. Então, fiquem ligada e vamos pra academia!

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Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

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