dieta-do-amigo

Porque a dieta do meu amigo não serve para mim?

Podemos encontrar em todos os lugares pessoas realizando algum tipo de dieta baseada no do amigo, ou de algum outro conhecido que esteja tendo resultado. Mas porque isso é ruim?

Quando elaboramos uma dieta específica contamos com a necessidade energética de cada pessoa. Essa necessidade é dividida em três grupos essenciais: metabolismo basal, atividade física e termogênese induzida pelos alimentos e dia a dia.

A taxa metabólica basal (TMB) não é nada constante, varia de acordo com o indivíduo e é alterada com o passar do tempo. Consideramos essa taxa como quantidade mínima de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso. Durante o sono diminuímos essa taxa em 10%, já em dias quentes, temperaturas acima de 30°, aumentamos 0,5% a cada grau adicional. As mulheres, por terem mais gordura corporal, apresentam TMB inferior a dos homens.

E ao contarmos também com o gasto energético atribuído à atividade física devemos tomar cuidado para não superestimar. Esse cálculo é determinado por meio do número de fibras utilizadas e pela intensidade do uso. A frequência e qualidade do treino, seja ele qual for, interferem de total maneira.

E a termogênese? O que é isso? Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite o gasto de energia para produzir, aumentar, ou dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou do meio interno. Termogênese alimentar é a energia gasta para processar e digerir os alimentos.

Ou seja, utilizamos inúmeras informações contidas em seu dia a dia, cotidiano, para preparar uma alimentação balanceada. Cada organismo responde de uma maneira, então não force o seu a responder igual ao do seu amigo.

Fora aos macros nutrientes, contamos com as necessidades de vitaminas. Cada falta, excesso, aumentos são controlados pela alimentação ou suplementação necessária.

Nossa alimentação é muito importante para você achar qualquer coisa em relação a ela. Fique atento.

 

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>