image4

O treino HIIT

Hoje um dos assuntos mais comentados nas academias e na internet é o tal HIIT. E aí? Para que serve? Posso fazer? Como se faz?

HIIT é a sigla de High Intensivity Interval Training (treino intervalado de alta intensidade). Hoje muitas pessoas utilizam como parte de um treino ou como um todo. São períodos curtos de atividade (entre 12 e 18 minutos) em uma intensidade superior a 85% da capacidade do indivíduo.

Estudos recentes comparando o HIIT com atividades de baixa intensidade apontam que o HIIT tem um efeito maior no pós treino, em que o indivíduo passa a manter o metabolismo mais alto, fazendo com que a energia venha por meio da quebra das moléculas de gordura.

Então qualquer um pode fazer? Com o uso do bom senso, com certeza! Falo de bom senso pois dependendo do condicionamento do indivíduo, um simples sentar e levantar de uma cadeira pode ser intenso. Porém, digo a vocês que trabalhar na zona de alta intensidade é bem desafiador. É desconfortável, pode causar náuseas, dores musculares fortes e grande fadiga.

Portanto, para que o objetivo do treino HIIT seja atingido, ao final do treino, você tem que ter a sensação de que trabalhou muito próximo do seu máximo. Aí sim, os efeitos positivos que mencionei no início do texto serão atingidos.

E aí? Topa um HIIT? Lembre-se de que a orientação de um profissional é essencial.

Grande abraço a todos!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>