nutri+º+úo

O que é ser Nutricionista?

Recebo muitos e-mails de pessoas que querem iniciar ou estão cursando a graduação em nutrição querendo saber como é ser nutricionista.

Bom, para quem não sabe, a nutrição abrange várias possibilidades. Podemos trabalhar dentro de empresas enormes até mesmo sozinhas em nossos consultórios, como no meu caso.

Dentro da nutrição temos a divisão de UAN, Clínica ou Saúde Pública. UAN é a abreviação de Unidade de Alimentação e Nutrição, que são os restaurantes de empresas, hotéis e restaurantes no geral. Nesta área cuidamos da parte de Vigilância Sanitária, higiene do local e dos funcionários, realizamos pedidos dos gêneros, organizamos cardápios, fiscalizamos a qualidade dos alimentos, a retirada de amostras, conservação dos armazenados, entre outros fazeres. Essa parte acaba sendo mais administrativa do que atuação direta. Nunca trabalhamos sozinhos, temos uma equipe sempre por trás.

nutricao-hospitalarNa Área Clínica o foco é hospitalar. Os nutricionistas são responsáveis pela alimentação dos pacientes internados. É preciso acompanhar sempre o prontuário e ficar por dentro de todas as alterações no quadro clínico de cada um para que a dieta esteja sempre da forma mais adequada para a situação. Para quem não gosta da área de patologias, essa não é uma boa opção a seguir. É necessário estar sempre presente com os médicos para que nada saia errado.

 

 Já na Saúde Pública temos outras inúmeras possibilidades de trabalho. Podemos atuar na merenda escolar, em UBS (Unidades básicas de saúde), em convênios de saúde, ou até mesmo em nossos próprios consultórios. Aqui é onde conseguimos maior contato com nossos pacientes. Precisamos nos transformar em “quase parentes” para que o tratamento tenha o melhor resultado, seja estético ou por problemas de saúde.

 

Nutrição é uma área muito prazerosa de trabalho. Mas nosso mundo muda a todo o momento, então é preciso estar sempre atualizado, por dentro de qualquer novidade seja ela verdadeira ou falsa. A cada dia que passa nossos pacientes chegam nos consultórios com mais informações. Com o acesso à internet o pessoal está mais antenado, por outro lado há tanta informação disponível que gera dúvidas, isso sem contar as informações erradas espalhadas por aí. Precisamos estar por dentro de tudo para oferecer sempre o melhor atendimento.

Espero ter esclarecido um pouco do mundo da nutrição a vocês e que tenha incentivado mais pessoas a seguir por esse caminho.

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>