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Os Aminoácidos Essenciais – BCAAs

Para melhorar a recuperação muscular já foram realizados inúmeros testes em estudos como: imersão em água gelada, antioxidantes, substâncias ergogênicas, remédios anti-inflamatórios e intervenções nutricionais. O que mais apresentou resultados satisfatórios foi a intervenção nutricional juntamente com a administração da suplementação dos aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos no mercado como BCAAs.


Mas o que são BCAAs?

Os BCAAs (Branched Chain Amino Acid) são compostos por três aminoácidos: Leucina, Isoleucina e Valina. Eles são denominados aminoácidos de cadeia ramificada devido à sua formação estrutural e são as unidades básicas da composição de uma proteína. Nossas proteínas musculares são compostas por cerca de 20% de BCAAs.

Em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser produzido2s pelo organismo, sendo assim ingeridos por meio da dieta, e apenas três deles são classificados como cadeia ramificada, os BCAAs.

 

Qual é o principal componente do BCAA?

A Leucina pode ser denominada como principal atuante, uma vez que em estudo com músculo esquelético perfundido, foi verificado que o fornecimento de leucina isoladamente estimula a síntese proteica muscular, assim como a junção dos outros 2.

 

Quais são os benefícios?

Como os BCAAs são metabolizados no músculo e não no fígado, eles podem fornecer energia durante o exercício prolongado, e ainda evitar ou reduzir a taxa de degradação proteica endógena durante o exercício. Observa-se menor perda de tecido magro quando se suplementa a dieta com esse produto.

Existem evidências, que principalmente a Leucina, promove anabolismo proteico muscular (aumento de massa muscular), ajuda a amenizar a fadiga, favorece a secreção de insulina, melhora a imunocompetência, diminui o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e melhora a performance na atividade.

Em indivíduos adultos,atuam como fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina, favorecendo também problemas inflamatórios e cicatrizações.

 

 

Qual dosagem deve ser consumida?

O BCAA funciona como qualquer outro suplemento, servindo para suprir a falta, quando não ingerimos a quantidade necessária por meio da alimentação.

Portanto, procure um nutricionista para calcular sua necessidade.  A utilização de BCAAs em excesso pode inibir a absorção de outros aminoácidos pelo organismo.

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Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

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