susbs-ergo

Melhora do desempenho esportivo

Quando falamos em desempenho esportivo podemos contar com diversas facilidades, entre eles os famosos recursos ergogênicos. São substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho e a recuperação após o exercício por meio da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Um dos recursos mais conhecidos dentro das academias é a Creatina. Essa substância é usada para melhoria no desempenho de atividades de curta e intensa duração. É considerada uma fonte energética facilmente disponível aos músculos, usada, aproximadamente, nos 10 primeiros segundos de esforço intenso. Eliminamos creatina diariamente via renal, ou seja, pela urina (cerca de 2 a 4g). Para essa reposição é necessária a ingestão de carnes, nossa maior fonte alimentar.

Outro recurso não tão conhecido é a Taurina, encontrada nas bebidas esportivas e em pré-treinos estimulantes. Nas versões mais modernas encontramos 400mg de taurina a cada 100ml. Supõe-se que suas qualidades sejam de melhora do humor, concentração e do desempenho psicomotor. Cerca de 200mg são consumidas diariamente por meio da alimentação, principalmente por meio das carnes.

A cafeína, também considerada um desses recursos, é uma exceção. Um copo de café possui aproximadamente 100mg de cafeína, que age “economizando” a energia muscular, glicogênio, nos primeiros 15 minutos após a ingestão. No entanto, nosso organismo se habitua rapidamente a certa quantidade, tendo que ser elevada sempre. Ingestões superiores a 600mg resultam em altos níveis de cafeína na urina, sendo considerado doping.

Podemos contar com outros recursos, esses são apenas alguns exemplos, facilitando ainda mais o seu caminho até seus objetivos. Mas tudo isso só é válido quando em conjunto com uma alimentação balanceada. Procure sempre um nutricionista para ajustar todas as suas necessidades.

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

Um comentário em “Melhora do desempenho esportivo”

  1. Hiya, I am really glad I’ve found this information. Nowadays bloggers publish only about gossip and web stuff and this is actually irritating. A good site with interesting content, that’s what I need. Thanks for making this site, and I will be visiting again. Do you do newsletters by email?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>