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Integral x Refinado: Você conhece o motivo da troca?

Você já se perguntou por que escolhe o pão integral em vez do branco? Ou porque o arroz integral é melhor? Você sabe diferenciar um do outro? É sobre isso que vou falar neste post.

O que é um alimento integral?
Alimento integral é aquele que não passou por nenhum processo, mantendo assim sua estrutura, minerais, vitaminas e fibras. Já um produto refinadopassou por todos os processos para a retirada da casca e película do grão, resultando assim em uma menor quantidade de fibra, minerais e vitaminas.

Quais são os benefícios do consumo de alimentos integrais?
Por serem ricos em fibras, quando adicionados à alimentação trazem diversos benefícios. Nosso organismo demora mais tempo para digerira fibra. O esvaziamento do estômago ocorrede maneira mais lenta, ocasionando a sensação de saciedade por um período maior. Além disso, podemos contar com uma liberação do açúcar, produzido pela digestão dos carboidratos, mais devagar na corrente sanguínea, beneficiando os diabéticos que precisam de um controle maior nesta questão. Os alimentos integrais ajudam também na prevenção da constipação intestinal (somando o consumo deste tipo de alimento mais a ingestão de água), o câncer de cólon, o excesso de colesterol no sangue e também a obesidade.
Quais produtos integrais podemos encontrar?
Encontramos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, entre outros.

Podemos consumir uma quantidade maior de alimentos integrais do que refinados?
CUIDADO,é aí que mora o perigo. Como podemos perceber a maioria dos produtos integrais são fontes de carboidratos, que fornecem calorias assim como aos refinados. Cada 1g de carboidrato contida no alimento equivale a quatro calorias. Então, cuidado com a quantidade!
Veja o exemplo do pão francês. O refinado (pão branco) é composto por farinha branca, água, fermento e sal, enquanto o pão integral é composto por farinha de trigo integral, água, fermento e sal. Ambos possuem 50g. O refinado oferece 150 calorias, já o integral 135. Como você pode ver a diferença de calorias não é muito grande. Qual escolher então? Se você consumir o pão francês integral sentirá mais saciedade, reduzindo o consumo deste alimento, e ainda estará adicionando mais minerais, fibras e vitaminas a sua alimentação em apenas uma escolha.Aí está o grande benefício do consumo de integrais!

E aí, curtiu? Já sabe o que procurar nas prateleiras do supermercado?
Ah, não se esqueça de dar uma lida no post sobre rotulagem para aprender a olhar o rótulo e verificar se o alimento escolhido realmente é integral, ok?

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Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

4 comentários em “Integral x Refinado: Você conhece o motivo da troca?”

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