intestino-capa

Funcionamento Intestinal

E como está seu intestino?  Funciona bem? A maioria das vezes em que faço essa pergunta, percebo que meus pacientes ficam um pouco constrangidos. Mas esse é um assunto muitíssimo importante, que deve ser sempre abordado nas consultas. Entenda o porquê nesse artigo.

Além da função de excreção das fezes, nosso intestino tem um papel muito mais importante, ele é o grande responsável pelo nos
so estado nutricional. É no intestino delgado que ocorre a absorção da maioria dos nutrientes, como: ferro, cálcio, vitamina A, gordura, açúcares, aminoácidos, vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, potássio, fósforo, sódio e cloro.O intestino delgado tem, em média, 7 metros de comprimento, podendo variar entre 5 e 8 metros.

Atualmente 80% da população sofre ou já sofreu com constipação intestinal, conhecida como intestino preso. Além de todo o desconforto na região abdominal, causado pelos gases e dores, esse problema pode ocasionar falta de algum ou alguns dos nutrientes citados acima.  Ou seja, mais importante do que se importar com a ingestão desses nutrientes é se importar com a biodisponibilidade no nosso organismo, para que nossas células possam utilizá-los.

O consumo de alimentos ricos em fibras, incluindo farelo de trigo, pão integral e certas frutas e vegetais, fornecerá as 25 a 30 gramas de fibra por dia recomendadas para uma função intestinal normal. Outro ponto importante é ingerir bastante água, levando em conta que um indivíduo de 70kg deve consumir em torno de 2,5 litros por dia. Porém, em muitos casos isso não é o suficiente.

Não temos apenas a constipação como uma alteração do funcionamento do intestino, a diarreia constante, sangramento nas fezes, doenças como síndromes de má absorção (ex: Doença de Crohn, Doença Celíaca) também são sinais de que há algo errado.

Portanto, se você sente ou já sentiu algum desconforto intestinal, conte sempre para seu médico e nutricionista, afinal é uma parte muito grande do seu corpo que não está se comportando de forma correta e isso precisa ser ajustado.  Fique atento.

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

4 comentários em “Funcionamento Intestinal”

  1. TeVV2c I just could not depart your site before suggesting that I really enjoyed the standard information a person provide for your visitors? Is gonna be back often to check up on new posts

  2. jNEgCd This site is known as a stroll-through for all of the information you needed about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll undoubtedly uncover it.

  3. Mas o fato também de não ingerir a quantidade agua correta gera também alteração no peso do individuo e, ou na falta da ingestão de agua pode dificultar o processo de emagrecimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>