Explorando o movimento do Stiff

Há duas semanas fiz uma publicação sobre Agachamento. Coloquei fotos e exemplos dos erros e acertos mais comuns deste exercício e a repercussão foi muito positiva. Algumas pessoas comentaram que falar de posicionamento em outros exercícios seria muito bacana.

Sendo assim, aqui vamos nós! Hoje vou falar de outro potente exercício, o stiff, e que também é feito muitas vezes de forma completamente inadequada.

Um bom posicionamento inicial acontece quando os ombros estão alinhados com a barra que está um pouco à frente dos pés e joelhos levemente flexionados.

image

A descida da barra deve ser controlada, mantendo a musculatura lombar ereta, contraída e sem movimentar os joelhos. O movimento deve acontecer sobre o quadril.

image

A falta de mobilidade na coluna lombar, o encurtamento da cadeia posterior e falta de controle do movimento são os grandes vilões do stiff. Por ser um exercício normalmente realizado na barra livre, exige um grande controle e consciência corporal do praticante.

– Na foto abaixo um exemplo que acontece o tempo todo nas academias. A pessoa perde a estabilização da coluna e não consegue atingir uma boa amplitude pela retração da musculatura da parte posterior, com as costas arredondadas, joelhos flexionados, cabeça desalinhada.

image

Trabalhar o fortalecimento do CORE (musculatura profunda do abdômen e lombar) pode ajudar a melhorar a performance desse exercício. Abaixo estão algumas sugestões de exercícios para estabilização desta região.

image

Até a próxima!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>