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E o Crossfit? É bom?

Já ouvi diversas perguntas referentes ao Crossfit. Pessoas que gostam, pessoas que não gostam, pessoas que são a favor e pessoas que são contra o método. Portanto, resolvi abordar este assunto.

Crossfit é um programa de treinamento de condicionamento físico geral que utiliza movimentos funcionais constantemente variados, executados em alta intensidade. O criador da modalidade é um treinador americano chamado Greg Glassman. Ele treinou policiais na Califórnia e o método ficou popularmente conhecido.

O Crossfit visa trabalhar a melhora de todas as capacidades físicas (força, resistência, equilíbrio, coordenação, resistência cardio respiratória). O Crossfit leva na literatura a sigla HIPT (High Intensity Power Training), que tem como tradução Treinamento de Força de Alta Intensidade. Trata-se de um programa baseado em três modalidades esportivas: levantamento de peso olímpico (controle de cargas externas), ginástica artística (movimentos com o peso corporal) e atletismo (condicionamento metabólico).

Estudos recentes revelam bons resultados no aumento da capacidade aeróbia, diminuição da gordura corporal e aumento de massa magra com o Crossfit. Então, o Crossfit é bom? Depende. Não existe o melhor método ou o melhor programa de treino, como se fosse um protocolo. Tudo depende do seu objetivo. O que você quer? O que você busca?

Exercícios Metabólicos
Exercícios Metabólicos

Porém, assim como qualquer atividade que exije força em alta intensidade (e isso não é exclusividade do Crossfit), o risco de lesões aumenta. Neste mesmo estudo que comprovou grande eficácia nos resultados do Crossfit, 16% das pessoas não terminaram o programa de 10 semanas de treinamento porque se machucaram durante o período.

Portanto, o Crossfit é um ótimo método, mas exige cuidado ao iniciar a modalidade. Busque um box (como são chamadas as academias de Crossfit) onde você se adapte gradativamente ao trabalho, converse com o treinador e inicie um programa gradativo, com cargas que possam dar segurança para que você realize com excelência os movimentos. Afinal, todo aprendizado leva seu tempo, certo?

Grande abraço a todos.

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Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

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