Dor nos ombros? Que tal prevenir?

Nesta semana um professor da academia me puxou de canto e com aquela cara de dor me perguntou: “Você pode dar uma olhada no meu ombro depois?” Dei uma risada e pensei: “Isso pode ser tema para o blog”! Acontece com muita frequência.

O professor estava com uma dor crônica há alguns meses e estava queixando-se de que já não conseguia mais fazer os exercícios com excelência devido às fortes dores que sentia. Alguém aí se identifica?

Isso acontece devido à falta de fortalecimento dos músculos estabilizadores do ombro, também conhecido como Manguito Rotador, que é composto por 5 pequenos músculos:

1) Supra Espinhoso;
2) Infra Espinhoso;
3) Redondo Maior;
4) Redondo Menor;
5) Subescapular.

Esses músculos encontram-se na camada muscular mais profunda do nosso corpo e necessitam de atenção e trabalho específico para você que busca uma atividade sem lesões e sem dores articulares.

Sugiro dois exercícios simples e que vão tomar, no máximo, 5 minutos do seu tempo de treino.

Rotação Interna na Polia

Fique em pé de lado para a polia. O lado que está para a polia é o que será trabalhado. Alinhe seu cotovelo junto ao corpo e faça uma força para dentro, trazendo a mão em direção ao outro quadril.

 

Rotação Interna - Posição Inicial
Rotação Interna – Posição Inicial

 

Posição Final - Rotação Interna
Rotação Interna – Posição Final

 

– Rotação Externa na Polia

Fique em pé de lado para a polia. O lado oposto da polia é o que será trabalhado agora. Alinhe seu cotovelo junto ao corpo e faça uma força para abrir seu braço sem que o abra seu cotovelo, distanciando a mão do centro de seu corpo.

Rotação Externa - Posição Inicial
Rotação Externa – Posição Inicial
Posição Final - Rotação Externa
Rotação Externa – Posição Final

 

Tenha disciplina de fazer os exercícios pelo menos duas vezes na semana.

Bons treinos!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

2 comentários em “Dor nos ombros? Que tal prevenir?”

  1. UojcSh Usually I don’t read post on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, very nice article.

  2. e0Vnz9 you are really a good webmaster. The website loading speed is amazing. It seems that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you have done a fantastic job on this topic!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>