alongamento

Com a musculação perco a flexibilidade?

Um dos temas abordados entre os praticantes de musculação é a relação flexibilidade com o treinamento de força. Mas para entender um pouco mais sobre isso vamos a algumas explicações.

O treinamento de força, musculação, é considerado uma das práticas de atividade física com maior facilidade de adaptação à condição física do praticante. Com ela, desenvolvemos importantes qualidades de aptidão, sendo uma excelente forma de preparação física, melhorando a composição corporal e a musculatura esquelética.

Já a flexibilidade determina a mobilidade total do indivíduo, além de promover agilidade prevenindo acidentes.

Com a hipertrofia muscular adquirida através do treinamento de força, temos também a proliferação do tecido conjuntivo, que recobre as fibras musculares, com perfil viscoso e flexível. E como os exercícios com peso também levam as articulações ao limite da amplitude, temos um estímulo maior à flexibilidade.

Podemos também contar com as sessões de alongamento após a sessão de treinamento, que ajuda a liberar o lactato residual, o qual também ajuda a manter a viscosidade e elasticidade do tecido conjuntivo.

Quando podemos reunir as duas formas de treinamento, força mais flexibilidade, resultamos em um menor número de lesões nos praticantes.

Concluímos então, que a falta de flexibilidade está ligada diretamente a uma vida sedentária. Então, a prática de atividade física é sempre bem-vinda, até mesmo a musculação. Fique ligado 😉

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Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

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