circunferencias

Avaliação Corporal

Um dos termos mais utilizados nas redes sociais é o tal do BF (Boby Fat), percentual de gordura. Mas você sabe como uma avaliação corporal é realizada? Qual é a verdadeira importância?

O tecido adiposo não existe apenas onde te incomoda, ele serve tanto como reserva de energia (depósito de gordura), como também no suporte estrutural ou material construtor, podemos visualizar este tipo de tecido nas bochechas e sola do pé.

A Antropometria, avaliação corporal, é recheada de medidas. Desde o peso e a altura, que são os mais fáceis de aferir, até a composição corporal completa, incluindo músculos, massa gorda e hidratação corporal.

O peso, em quilos, obtido por meio de balanças é o assunto mais comentado entre homens e mulheres. Porém, precisamos ter cuidado com esse indicador. 90kg de um obeso é muito diferente de 90kg de uma praticante de musculação. Então, vamos desapegar deste número.

O IMC (Índice de Massa Corporal), resultado do peso dividido pela altura ao quadrado, leva a classificação do estado nutricional do paciente. Porém, no caso de praticantes de musculação esse resultado acaba ficando vago. Essa medida não analisa a composição corporal, e sim apenas o peso do paciente. Portanto, não conseguimos diferenciar músculo de gordura.

Outra medida avaliada são as dobras cutâneas, utilizando o adipômetro. Destacamos a gordura do músculo e pinçamos, aferindo assim um valor da espessura da gordura. Essas medidas, colocadas em algumas equações, servem para calcular o percentual de gordura do indivíduo. Adipômetros também são ideais para acompanhar a redução de gordura corporal por ponto localizado.  Sendo muito utilizada em avaliação de academias e nutricionistas.

E a mais comentada técnica no momento tem sido o exame de bioimpedância, impedância bioelétrica, que se baseia na diferença de condutividade entre os tecidos do corpo, analisando de forma simples e rápida o percentual de gordura, massa magra e hidratação corporal. O tecido adiposo, gordura, apresenta maior resistência, dificultando a passagem da corrente, conseguindo, assim, aferir a quantidade geral de gordura do corpo.

Com essas informações determinamos o estado nutricional de nossos pacientes, partindo assim para elaboração de um plano alimentar específico para suas medidas e seus objetivos futuros.

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

Um comentário em “Avaliação Corporal”

  1. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site; http://www.gorilapro.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>