Silhouette of an alcoholic

Álcool e sua dieta

O carnaval passou e muita gente associa a farra com bebedeira, não é?! Mas você sabe o que o álcool faz com o nosso organismo?

Para iniciar temos dois tipos de bebida alcóolica:

1) com menor teor alcóolico: aquelas que passam por fermentação, como a cerveja e o vinho

2) destilados, que possuem maior teor alcóolico, como a vodka, entre outros.

Quando o álcool é consumido em excesso podemos considerar um problema de saúde.  Além de se transformar em vício, o alcoolismo pode também ocasionar acidentes no trânsito, violência e outros problemas.

Mas, e no nosso organismo, como ele é prejudicial?

Silhouette of an alcoholic

Quando ingerido, o álcool é rapidamente absorvido pelo estômago caindo rapidamente na corrente sanguínea até chegar ao fígado. Então o organismo trabalha para se livrar de parte das moléculas por meio do suor, hálito e urina, o restante exercerá ação no organismo. Porém, esse processo é lento, leva cerca de 1 hora para metabolizar 1 copo de vinho, ou 1 lata de cerveja ou 50ml de destilados, sendo que nada consegue acelerar este processo.

Os problemas ocasionados pela ingestão do álcool são de curto e longo prazo. A maioria das pessoas acaba se preocupando apenas com os danos causados no fígado a longo prazo, porém os problemas mais frequentes são os ocasionados ao cérebro, principalmente na memória e outros processos químicos. O alcoolismo age como os fármacos no cérebro.  Quanto mais rápida for a ação, maior o efeito.

Porém, se você gosta de beber socialmente, entre amigos, nunca se esqueça de “forrar a barriga”, pois a absorção do álcool fica um pouco mais lenta junto com os outros alimentos. Não se esqueça também da hidratação, com água sempre!

E para quem está de dieta, fique ligado! A cada 1g de álcool ingerimos 7kcal, quase equivalente a 1g de gordura, que fornece 9kcal, e ultrapassa o carboidrato e a proteína que a fornecem 4kcal a cada 1g.

Fique ligado e aproveite com segurança!

 

 

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Nathália Espin

Nathália Espin, 23 anos, formada em Nutrição e pós-graduada em Bases Nutricionais do Esporte – Nutrição Esportiva. Atua na área de Nutrição Clínica com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de crianças, obesos, gestantes, idosos, ou seja, todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida. Apaixonada pelas incríveis transformações que uma boa alimentação é capaz de fazer na saúde, mente e corpo. Email: nutri.espin@gmail.com Instagram: @nutriespin

Um comentário em “Álcool e sua dieta”

  1. I simply want to mention I am all new to blogs and definitely savored this web blog. More than likely I’m likely to bookmark your website . You certainly come with fantastic articles. With thanks for sharing with us your web page.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>