image

Afundando com postura

 

Hoje é dia de falar do posicionamento e da postura do exercício AFUNDO.

O afundo é um exercício potente para a musculatura do quadríceps. Porém, assim como os outros exercícios que são realizados de forma livre, acontecem alguns erros comuns de execução e vou propor o que podemos fazer para melhorá-lo.

Quero começar falando do posicionamento dos pés. Eles devem estar alinhados à largura do quadril. Como base do exercício, os pés devem estar muito bem apoiados e contraídos. Um erro comum é deixar a musculatura do pé solta e dificultar a execução. Levar a consciência corporal para os pés garante com que o peso fique no arco lateral do pé evitando que os joelhos entrem numa posição de “X”, também chamado de valgo.

Posicionamento errado

Subindo para o posicionamento do quadril, se a pessoa não manter a musculatura da coluna contraída, a região lombar se retifica e o peso do corpo fica distribuído somente na região à frente dos pés sobrecarregando o joelho.

 

Sobrecarregando a articulação do joelho
Sobrecarregando a articulação do joelho



O movimento correto é realizado para baixo dividindo o peso corporal entre o pé que está à frente e o pé que está atrás. Fazendo força com as duas pernas, faz com que o resultado seja você ir para cima e voltar ao alinhamento inicial.

Posição inicial correta
Posição inicial correta
Posição final correta
Posição final correta

Espero ter ajudado vocês, semana que vem eu volto!

Até a próxima!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

2 comentários em “Afundando com postura”

  1. FWIfYx F*ckin’ awesome things here. I am very glad to peer your article. Thank you so much and i am looking forward to touch you. Will you kindly drop me a mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>