image6

Adaptação ao fuso horário

Estou em Berlim na Alemanha e as dicas de hoje são vivências das minhas últimas 48 horas aqui em relação à viagem e considerando fuso horário.
Passar 10 horas dentro de um avião e iniciar uma corrida contra o tempo para adaptação ao fuso horário não é uma tarefa fácil para ninguém, porém há algumas dicas que podem ajudar neste processo.

Poltrona pequena, estreita, com pouca inclinação e o medo de dormir no ombro da pessoa ao lado são pensamentos comuns de quem viaja. Todos estes fatores fazem com que a pessoa não entre num sono profundo – como falei na postagem A IMPORTÂNCIA DO SONO – e atrapalhem a adaptação ao fuso horário do local em que você irá.

Geralmente a diferença de horários em relação ao Brasil determina a quantidade de dias que você precisa para a adaptação. Por exemplo, aqui em Berlim o fuso é de +5h em relação ao horário de Brasília. Para que haja uma boa adaptação, viemos para cá cinco dias antes do nosso período competitivo. Portanto, não faz sentido pessoas dizerem não estar adaptadas ao horário de verão mesmo após dois meses. A pessoa pode não gostar, mas adaptada ela está sim. Nem sempre é possível viajar com essa antecedência, mas fica a dica aqui.

É importante fazer todas as refeições no horário do lugar onde você está. Não importa se no Brasil você não come naquele horário. Quanto mais rápido você mostrar para o corpo que ele está com outro relógio biológico, mais rápida será a adaptação. Praticar alguma atividade física, dormir no fuso horário do lugar que está e não dormir em horários que podem comprometer o sono da noite também são ações que ajudarão nesse processo.

Gruss aus Berlin (Saudações de Berlim)!

Comentários

There is no ads to display, Please add some

Publicado por

facebook-profile-picture

Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>