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A importância do sono

Vamos considerar os pilares da boa construção muscular: treino, dieta e descanso. No canal da 4fitclub no YouTube você encontrará tudo sobre treino. Informações nutricionais temos com a nossa nutricionista Nathália Espin aqui no blog. E o sono? Por que é tão importante? O que é considerado um sono anabólico?

Para se ter um sono completamente reparador e anabólico é necessário que o indivíduo passe pelas quatro fases existentes do sono. Vamos explicar cada uma delas.

FASE 1
É o momento em que iniciamos nosso sono. Quando colocamos a cabeça no travesseiro e ainda é possível perceber algumas coisas do ambiente como conversas e sons. Essa fase representa de 3 a 4% do período de sono e nossa frequência cerebral começa a ser rebaixada, variando entre 8 e 12Hz, ou popularmente conhecido como “Estado de Alfa”.

FASE 2
Pouco se sabe sobre essa fase do sono. Estudiosos da área dizem que passamos de 45 a 55% do tempo nesta fase, porém ainda sem muitos detalhes sobre os efeitos. A única coisa que os pesquisadores descobriram é que esta fase do sono ainda é pouco recuperadora.

FASE 3
A pessoa não acorda. Essa fase de sono leva o nome de sono Delta por conta da frequência cerebral que cai para 3 a 4hz. É um sono profundo e é neste sono em que há a recuperação muscular e a liberação do hormônio de crescimento chamado GH. Essa liberação acontece desde que não haja nenhuma emissão de luz (nem mesmo a do stand by da televisão, do celular ou de qualquer outro aparelho) proporcionando o falado sono anabólico. Nesta fase do sono você sonha, mas não se lembra.

FASE 4
O chamado sono REM (Rapid Eyes Movement), que em português significa movimento rápido dos olhos, é a fase onde a musculatura do corpo entra em total relaxamento, há aumento da frequência cardíaca e aumento da atividade cerebral. Nessa fase do sono, as informações processadas durante o dia são armazenadas e acontece a recuperação cerebral. Aqui você sonha e são aqueles sonhos bem reais e vívidos.

Hoje existem grandes institutos que fazem análise de sono. Caso você identificou que não passa por algumas destas fases, tem irritabilidade, sono pouco ou nada reparador, procure um especialista para que sejam tomadas as atitudes necessárias para uma boa noite de descanso.

Grande abraço a todos!

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Everton Araújo

Everton Araújo é Fisioterapeuta e Treinador Funcional da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica. Trabalha com Pilates e Reprogramação Biológica. Ex atleta de natação, amante de todos os esportes, adora exercícios ao ar livre em parques e praças. Curte cozinhar, toca violão nas horas vagas, aprecia uma boa leitura e preza muito pelos relacionamentos. Ouve todos os tipos de música e curte uma boa leitura. Vai agregar ao time trazendo dicas e maneiras de melhorar a qualidade de vida.

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