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A importância do sono em sua vida

Como está seu sono?

O sono afeta a sua vida como um todo. Por isso ter qualidade de sono é de suma importância. O sono implica em sua saúde física, psíquica e emocional.

Quando não dormimos bem durante a noite, o dia fica comprometido. O mau-humor afeta o desempenho, a falta de sono causa lentidão para a realização das tarefas e o corpo não acompanha de forma adequada o comando da mente.

Alguns fatores como o estresse diário, as preocupações e a ansiedade não obedecem ao relógio biológico e afetam negativamente a qualidade do sono. O recomendado é dormir 8 horas por noite.

Durante o sono, o indivíduo geralmente passa por alguns ciclos, começando pelo estágio 1 do sono NREM e progredindo até atingir o sono REM.

O sono divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos:

  • NREM(Non Rapid Eye Movement ou “Movimento Não Rápido dos Olhos“);e
  • REM(Rapid Eye Movement ou “Movimento Rápido dos Olhos“).

 

–    Sono NREM(não REM)ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4.

  • Estágio 1: Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece e tem facilidade em despertar. Nessa fase, o sonho está relacionado com acontecimentos vividos recentemente,
  • Estágio 2: Aqui a pessoa dorme, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. Nessa fase, a estimulação tátil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis de despertar do que no anterior estágio. Aqui o sonho pode surgir com uma história integrada,
  • Estágio 3:Possui muitas semelhanças com o estágio 4. Nessas fases, os estímulos necessários para acordar são maiores. Do estágio 3 para o estágio 4, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos;
  • Estágio 4:São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, finalmente, no sono REM.

No NREM do sono há produção do hormônio do crescimento em grandes quantidades, promovendo o crescimento e a reparação tecidular, inibindo, assim, o catabolismo. O sono NREM tem a função anabólica, sendo essencialmente um período de conservação e recuperação de energia física.

–   Sono REM caracteriza-se por uma atividade cerebral semelhante à do estado de vigília. Deste modo, o sono REM é também denominado como sono paradoxal ou estado dissociativo. Nesta fase do sono, a atividade onírica é intensa, os  sonhos envolvem situações emocionalmente muito fortes.

É durante essa fase que é feita integração da atividade cotidiana, isto é, ocorre o processamento dos conteúdos vividos durante o dia. A fase representa 20 a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de sessenta a noventa minutos. É essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo

Para um sono reparador deixo uma dica:

Meia hora de atividade física produz substâncias, entre elas, a endorfina, que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar. Gera um estado de tranquilidade, diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono e o relaxamento após o esforço físico, o que garante um sono reparador. Outro ponto interessante é a memória, o raciocínio e o humor. Uma boa dose de humor, um sono melhor, otimismo e autoestima elevada são justificativas mais do que suficientes para praticar alguma atividade física.

Tudo isso para te dizer que o sono tem função essencial em sua vida. É necessário cultivá-lo com mais atenção e carinho para que possa ter mais qualidade de vida e obter melhor proveito no que faz.

 

#PENSENISSO #DURMABEM

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Káthia Regina

Káthia Regina é pós graduada em Psicoterapia Breve, Cognitiva Comportamental e Psicossomática. Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Neurociência e Especialista em EMDR (Traumas). Possui trabalhos desenvolvidos em ambulatório FMUSP e FMABC. Adora a profissão, dá ênfase ao bem-estar, satisfação e qualidade de vida. Seu objetivo é complementar e ampliar o potencial humano em sua concepção de ser, mente e corpo. Email: kathia4fitclub@gmail.com Instagram: @kathia4fitclub

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