A dor no pós exercício

Quem nunca escutou um amigo dizer, ou até você mesmo, que não consegue andar no dia seguinte de um treino de pernas? Ou não consegue abraçar alguém de tanta dor depois de um treino de peito?

Mas isso é normal? O que devo levar em consideração? Mesmo com muitas dores eu devo realizar meu treino novamente?

Tudo depende, porém se estamos falando de ganho de massa muscular, SIM! A dor muscular no pós exercício de esforço leva o nome de Dor Muscular Tardia. É uma dor que se concentra no ventre (meio) do músculo trabalhado. É a dor menos preocupante, pois é sabido que uma boa alimentação, suplementação e repouso levam esse músculo a se recuperar em até 24 horas.

Seguindo o mesmo princípio, se a dor for na região de transição músculo-tendão, damos o nome de “tendinite”. Por ser uma área de menos circulação sanguínea do que o ventre do músculo, a recuperação leva ao menos 48 horas para remover o processo inflamatório e algumas vezes atuações de métodos fisioterápicos podem ser necessários.

1, 2 e 3 - Região de ventre Muscular 4- Região Músculo Tendínea 5- Região de Inserção Muscular
1, 2 e 3 – Região de ventre Muscular
4- Região Músculo Tendínea
5- Região de Inserção Muscular

Ja a região que mais nos preocupa são as regiões de inserções musculares. Inflamações nessas regiões levam o nome de “entesites”. São áreas ainda menos vascularizadas do que os tendões, portanto uma inflamação nessa região necessita de ao menos 72 horas de recuperação com fisioterapia e muitas vezes repouso nas atividades para reparação total do processo inflamatório.

Estar atento a esses sintomas são essenciais para saber se devemos ou não dar outro estímulo ao músculo. Tenha seu programa de treino mas acima de tudo busque o conhecimento do seu corpo. Caso esteja com dores no músculo que precisaria receber um novo estímulo, use o bom senso, busque entender que tipo de dor você está sentindo. Se for o caso, faça outra atividade ou trabalhe outro grupo muscular. É melhor do que evoluir as dores mais crônicas que mencionei aqui no texto.

Entenda seu corpo e bons treinos!

Grande abraço a todos!

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2 thoughts on “A dor no pós exercício

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